Renovação da mente

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita bondade de Deus. Rm 12.2

 A expressão “renovação da sua mente” é a chave deste versículo. O apóstolo Paulo começa com a negativa “não” de forma bem enfática quanto ao que não se deve fazer: “Não se amoldem ao padrão deste mundo”. O cristão não deve comungar com os padrões do mundo, a sua vida deve ser regida pelos valores do Reino de Deus. Tiago escreveu que a amizade do mundo é inimizade contra Deus e ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus. Tg 4.4. O mundo está sob o domínio de satanás; o ap João em sua primeira carta diz que todo o mundo está no maligno. 1 Jo 5.19. O sistema mundano é responsável por criar homens e mulheres com mentes entenebrecidas em seus entendimentos  que geram pensamentos e atitudes contrários ao propósito de Deus para cada um.

O que se deve fazer para estar no mundo, mas não ser do mundo nem se se deixar  influenciar por ele? Renovar a mente. Buscar uma mente semelhante à de Cristo. Com o novo nascimento, o homem é inserido no Reino de Deus, não deve mais se conformar com os valores deste mundo porque são totalmente avessos ao padrão do Reino de Deus. “O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas paz e alegria no Espírito Santo”. Rm 14.17. Paz e alegria são estados de espírito que as pessoas têm mais falta e correm desesperadamente em sua busca, mas são dádivas que só podem ser encontradas em Jesus. A paz e a alegria habitam   em um espírito nascido de novo e em harmonia com o Espírito Santo. Uma mente renovada busca as coisas do alto, deleita-se em agradar a Deus e fazer a sua vontade. As mazelas que geram dor e traumas foram cravadas na cruz. O amor de Jesus traz libertação e cura à alma através do perdão divino. O homem que recebe perdão dos pecados pessoais, através do sangue de Jesus, é livre para estender o perdão a todos que o ofenderam, isso é libertador e gerador de paz e alegria.  Somente uma mente renovada, pode experimentar o melhor de Deus, pode provar da sua boa , agradável e perfeita vontade.

Buscar a renovação da mente é escolher o caminho da sabedoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *