Ouvindo Deus

Você sabia que Deus fala? A Palavra de Deus está repleta de pessoas que ouviam a voz de Deus e eram guiadas por ela. A Bíblia é a própria voz de Deus, é a sua Palavra. Ler, estudar e meditar na Palavra de Deus já é um bom começo para receber direção para a vida.

A Bíblia, de Gênesis a Apocalipse, de Adão a João, está repleta de homens que conversavam com Deus. Alguns eram obedientes a sua voz e eram bem sucedidos, outros preferiam ignorar a sua direção e se davam mal. Abraão é um grande exemplo de um personagem bíblico que recebeu direção de Deus, creu, andou na sua presença e foi considerado seu amigo. Muitos se comprazem em ser amigos de grandes nomes da sociedade, reis, governantes e poderosos, mas, muito mais do que uma amizade com algum famoso, devemos nos alegrar em sermos amigos de Deus, esse sim faz toda a diferença, o Todo-Poderoso, o Criador de todas as coisas, o Dono do Universo e tudo o que nele há. Abraão tinha tanta intimidade com Deus que Deus não escondeu dele o que pretendia fazer com Sodoma, por sua iniquidade, “Esconderei de Abraão o que estou para fazer”? Assim,  Abraão ousou interceder pela cidade na qual habitava seu sobrinho Ló. Abraão perguntou a Deus se naquela cidade tivesse cinquenta justos, Ele destruiria a cidade, Deus respondeu que se tivesse cinquenta, não a destruiria. Abraão continuou a interceder até chegar a dez,  e Deus disse que se encontrasse em Sodoma dez justos não destruiria a cidade. Abraão parou com os dez e o anjo do Senhor deu prosseguimento à destruição de Sodoma, mas antes retirou a família de Ló daquele lugar de perversidade. Ser amigo de Deus e aprender a ouvir a sua voz é um grande privilégio. Deus cumpriu até agora todas as promessas feitas a Abraão, seu amigo, fazendo de sua descendência uma grande nação, dando-lhe um nome, uma terra e a promessa de um reino eterno, através de Davi e  de Jesus que reinará por mil anos  e eternamente.  É de grande valor andar com Deus, ser seu amigo e ouvir a sua voz e direção. Moisés, Josué, Samuel, Davi, Isaías, Daniel e muitos outros que aprenderam a ouvir a voz de Deus e andar com Ele, esses desfrutaram do verdadeiro sentido da vida.

E hoje, é possível ouvir a voz de Deus, andar com Ele e receber a sua direção? Sim! Jesus, no evangelho de João 10.27,  disse para os seus discípulos: As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Deus nos criou para um relacionamento de amizade e comunhão com Ele. Não há relacionamento sem comunicação, muito mais em uma relação paterna. Fomos feitos filhos de Deus, quando cremos em Jesus.  Ele é o nosso Pai. Ele fala conosco de inúmeras formas: Por sua Palavra, a Bíblia Sagrada, através das coisas criadas, por sonhos e visões, em impressões em nosso espírito, por meio de outras pessoas e outros meios. Há também outras vozes que ecoam pelo mundo afora e querem confundir a voz de Deus. São as vozes do mundo, do diabo e até a nossa própria voz. O importante é saber discernir a voz de Deus dentre tantas vozes. A voz de Deus traz paz interior, uma certeza sem medo ou dúvida.

Não há regras para se ouvir a voz de Deus. O melhor caminho é buscar conhecê-lo a cada dia, estreitar a amizade com Ele através do conhecimento da sua Palavra, da oração, da submissão a Deus. Há também muitas coisas que dificultam ouvirmos a voz de Deus e a tornam imperceptível, mas a maior delas é o pecado, Deus não pode conviver com o pecado, Ele é Santo. Pecado é errar o alvo, é desobediência, é rebelião aos princípios divinos. Se pecamos, precisamos nos arrepender imediatamente, confessar o pecado, aborrecê-lo e deixá-lo. Permanecer em Cristo, deve ser o nosso desafio diário, manter-se ligado à videira é ter a certeza que recebemos de sua seiva continuamente. Todos os dias, em todos os momentos, temos que fazer escolhas, o melhor é escolher depender da direção de Deus para todas as decisões. Ouvir Deus é trilhar o caminho da sabedoria e do sucesso em todas as áreas da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *