Por que ser grato a Deus?

Em tudo dai graça, pois esta é a vontade de Deus para vocês. 1 Ts 5.18

Sejamos práticos, antes de pedirmos a bênção de de Deus para 2020, façamos uma lista das pequenas e grandes coisas  que recebemos em 2019. E não peçamos nada para 2020,  antes de agradecermos por cada uma delas. E as desagradáveis? Motivo também de  graças a Deus, não por elas, mas, apesar delas, porque  o Deus que confiamos é imutável e sempre digno de toda gratidão, poder, honra e glória, independente de circunstâncias. Todos nós somos feituras de Deus, e somente nEle encontramos razão e sentido para a vida. Quando estamos em Cristo, os problemas são explicados e solucionados. O que é impossível ao homem, diante de Deus há resposta para todas as demandas.

A nossa caminhada é pontilhada pelo favor de Deus. Todos os dias, temos  inúmeros  motivos de gratidão. A gratidão revela confiança em Deus e  traz à memória todo o bem recebido. Alguns, até agradecem a Deus quando as coisas estão indo bem, mas, em meio à tempestade esquecem de todo o bem recebido e soltam uma onda de reclamações. A murmuração não muda as circunstâncias, mas, com ela,  são agravadas.

Outros, mesmo diante das bênçãos recebidas, não reconhecem que elas provieram de Deus e não se lembram de render-Lhe graças;  é o caso dos dez leprosos que foram curados por Jesus  enquanto iam se mostrar ao sacerdote. Apenas um voltou para dar graças a Deus. Jesus estranhou o fato de apenas um retornar com o coração agradecido, em uma proporção muito aquém do que deveria ser.  A lepra era uma doença muito maldita, os leprosos eram considerados imundos e, por isso, afastados do convívio da família e da comunidade. Ser curado da lepra era o que o doente mais almejava, era  o resgate da  própria vida, era um salto da  morte para vida, da humilhação para a glória. Como alguém poderia receber tão grande favor e ignorar o doador? Será que a cura para os nove não foi significativa?

A história dos dez leprosos  leva-nos a refletir sobre nós mesmos. Lembremos o quanto temos recebido de Deus no decorrer da nossa caminhada, em especial, neste ano de 2019.  Sondemos o nosso coração e vejamos se temos sido honestos com Deus, reconhecendo cada favor que Ele nos tem dispensado e reconhecendo cada pessoa que Ele tem usado para nos abençoar. Todos temos recebido, grandes coisas ou pequenas. Aprendamos a ser gratos também nas  pequenas coisas, para que Deus possa nos confiar coisas maiores.

Por que dar graças? Porque revela as verdadeiras intenções do coração.  Dar graças a Deus indica que reconhecemos que toda boa dádiva provém dEle e por Ele tudo foi feito e  deve voltar para Ele. Porque Ele É.  Que sem Ele não podemos fazer nada e dependemos dEle em tudo.  A vida perde o sentido quando não aprendemos a glorificar a Deus, porque sem gratidão tudo se perde em sua efemeridade, mas o que é feito em Deus e para Ele ganha um sentido eterno. Dar graças a Deus em tudo é trilhar o caminho da sabedoria. Que 2020 seja um ano de muita gratidão a Deus e que lembremos em todo o momento dos seus benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *